Plantar e Colher ūüĆŅūüćÉūüĆĪūüĆī

A lei do plantar e colher encontra-se em Gl 6.7-8: ‚ÄúN√£o¬†vos enganeis: de Deus n√£o se zomba; pois aquilo que o homem¬†semear, isso tamb√©m ceifar√°. Porque o que semeia¬†para a sua pr√≥pria carne da carne colher√° corrup√ß√£o;¬†mas o que semeia para o Esp√≠rito do Esp√≠rito colher√° vida¬†eterna‚ÄĚ, mas tamb√©m pode ser encontrada em Gn 1.11¬†e 8.22.

Essa lei opera positiva e negativamente. Observe como:

1. Se plantarmos coisas boas, colheremos coisas boas;

2. Se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins;

3. Nós estamos plantando em todo o tempo;

4. Tudo o que fazemos é semente: palavras, pensamentos, dinheiro, atitudes. Tudo é semente;

5. Iremos colher de acordo com o que plantamos;

6. Tudo começa com uma semente.

Como podemos semear? Podemos semear para o¬†mal: ‚Äú[‚Ķ] o que semeia da carne, da carne colher√° a corrup√ß√£o‚Ķ‚ÄĚ,¬†e com isso plantarmos para o pecado com atitudes¬†de derrota e sementes de medo; semeando palavras¬†negativas na mente de seus filhos ou c√īnjuges. Nossos filhos¬†s√£o uma tela em branco. Voc√™ √© que faz a pintura.¬†Seu esposo ou esposa √© uma tela j√° pintada, mas voc√™ √© respons√°vel por APAGAR algumas coisas que l√° est√£o e¬†escrever outras em cima.

Muitas pessoas sonham em ter um lar feliz, mas em todo tempo estão semeando amargura, grosserias, ofensas, etc.

Est√£o semeando fracasso em seu casamento.

A¬†B√≠blia √© clara: ‚Äú[‚Ķ] os que lavram a iniquidade e semeiam¬†o mal, isso mesmo colhem [‚Ķ]‚ÄĚ (J√≥ 4.8); ‚Äú[‚Ķ] semeiam ventos,¬†colhem tormentas [‚Ķ]‚ÄĚ (Os 8.7): ‚Äú[‚Ķ] o que semeia a¬†perversidade colhe males [‚Ķ]‚ÄĚ (Pv 22.8).

Tamb√©m podemos semear no Esp√≠rito: ‚Äú[‚Ķ] o que semeia¬†no Esp√≠rito, do Esp√≠rito colher√° a vida eterna [‚Ķ]‚ÄĚ.¬†

Devemos semear em nosso lar, e fazemos isso quando plantamos atitudes de compreensão, amor, perdão e bondade. 

Deus é quem se responsabiliza em dar a colheita.

Pode parecer difícil para você plantar algo em seu marido/ esposa, mas OLHE PARA A RECOMPENSA: você certamente colherá.

Também devemos semear para o nosso ministério por meio de atitudes de consagração, jejum, oração, tempo com a Palavra e obediência irrestrita a Deus; todas são SEMENTES que podemos plantar em nossos ministérios. Não se recebe unção, dons espirituais e revelação da Palavra sem isso. Envolver-se com a obra e com o povo de Deus é também uma semente que o fará colher aceitação para o seu ministério.

Há aqueles que querem crescer no ministério, mas não se envolvem com a obra de Deus. Essas pessoas se esquecem que o que abre um ministério é a aceitação (Mt 10.40-44). Pessoas que ignoram esse princípio colhem o isolamento e, depois, culpam os outros.

E certamente, tamb√©m devemos semear para a vida¬†financeira. Deus quer que sejamos pr√≥speros, mas isso¬†n√£o acontece automaticamente. A salva√ß√£o, por exemplo,¬†tem o pre√ßo de reconhecermos a Cristo como nosso √ļnico¬†e suficiente salvador. Ningu√©m nasce automaticamente¬†salvo, da mesma forma, ningu√©m nasceu automaticamente¬†pr√≥spero. √Č preciso seguir as leis da prosperidade.¬†Muitos de n√≥s, quando t√™m um pouquinho de dinheiro¬†na m√£o, usam tudo. Aprenda essa li√ß√£o: N√ÉO COMA SUAS SEMENTES (veja 1Rs 17.8-16).

Deus estabeleceu uma lei: ‚Äú[‚Ķ] segundo a sua esp√©cie¬†[‚Ķ]‚ÄĚ (Gn 1.11). Se eu precisar de dinheiro ou do suprimento¬†das minhas necessidades, devo plantar dinheiro.¬†Voc√™ precisa semear antes de colher e n√£o depois.

Existem dois tipos de sementes. Muitos plantam a boa¬†e a m√° semente ao mesmo tempo, e a semente m√° destr√≥i¬†a boa. ‚Äú[‚Ķ] n√£o semear√°s no teu campo duas esp√©cies¬†de sementes [‚Ķ]‚ÄĚ(Lv 19.19). Falam palavras de amor e de¬†√≥dio, dizem que amam e traem, d√£o o dizimos, ofertam,¬†mas arrancam a semente com murmura√ß√£o e falando de¬†mis√©ria. A m√° semente destruir√° a colheita, por isso, suas¬†atitudes devem estar em harmonia com o que voc√™ fala.

Qual √© o tempo da colheita? ‚ÄúA seu tempo ceifaremos¬†sen√£o desfaleceremos [‚Ķ]‚ÄĚ. Voc√™ n√£o colhe antes de¬†plantar. Se voc√™ est√° colhendo hoje √© porque algu√©m antes¬†j√° plantou para voc√™. O fazendeiro que quer uma colheita,¬†primeiro planta a semente na terra. A colheita vem¬†depois. Pode demorar algum tempo, mas certamente vir√°¬†se n√£o arrancarmos a semente. Muitas pessoas querem colher imediatamente, mas h√° um tempo para todas as¬†coisas (Ec 3.1,2). Ser√° engra√ßado ver que algu√©m plantou¬†uma semente de abacate num dia e, no outro dia, j√° quisesse¬†comer os abacates que plantou. E se n√£o vir os abacates,¬†essa pessoa se irritasse e arrancasse a semente da¬†terra, o que dir√≠amos a ela? Muitas vezes agimos assim.¬†Queremos colher no dia seguinte, sen√£o ficamos irritados¬†e destru√≠mos a semente. Devemos perseverar em plantar¬†a boa semente, pois, NO TEMPO CERTO, COLHEREMOS.

Cada um recebe na propor√ß√£o que planta: ‚Äú[‚Ķ] e afirmo:¬†aquele que semeia pouco, pouco tamb√©m ceifar√°, e¬†o que semeia com fartura, com abund√Ęncia tamb√©m ceifar√°¬†[‚Ķ]‚ÄĚ. Quanto mais voc√™ planta, mais voc√™ colhe. Se¬†um fazendeiro plantar uma semente, ele ter√° uma √°rvore,¬†mas se ele plantar milhares de sementes, ele ter√° uma¬†colheita abundante. Por fim, siga esses conselhos:

‚ÄĘ Plante em bom solo! (Mc 4.1-20)

‚ÄĘ Entre o semear e o colher haver√° muitas coisas que¬†poder√£o destruir a colheita. Fique atento.

‚ÄĘ Persevere plantando coisas boas mesmo nos momentos¬†mais dif√≠ceis. N√£o desista.

‚ÄĘ Creia nestes vers√≠culos: ‚ÄúQuem sai andando e chorando¬†enquanto semeia, voltar√° com j√ļbilo trazendo os seus¬†feixes [‚Ķ]‚ÄĚ (Sl 126.6); ‚ÄúOra, aquele que d√° semente ao que¬†semeia e p√£o para o alimento tamb√©m multiplicar√° a vossa¬†sementeira, e aumentar√° os frutos da vossa justi√ßa‚ÄĚ.

Desafio de fé: Aprenda o princípio de semear e colher e coloque-o em ação em sua vida ainda hoje.

:: Pr. Marcus Gregório